05 dezembro 2007

Estampas Eucalol

Tem muita gente que canta essa música e não faz a mínima idéia do que sejam as "Estampas Eucalol"... engraçado, mas é verdade...

Bem, eu tive a sorte de conhecer as estampas Eucalol, mas não tive a de sermos contemporâneos. Na casa onde nasci, havia um guarda-roupas que trazia em uma das portas algumas dessas "estampas", ou melhor, "figurinhas", que alguém resolveu colar ali... acredito que tenha sido algum dos meus tios. Em tempos em que não havia cromos auto-colantes, essas figuras fizeram sucesso, pois traziam várias gravuras de personagens, lugares e outras coisas que encantavam jovens, crianças e adultos... Ah, e o Eucalol, pra quem não sabe, era um sabonete. Exatamente, um sabonete que foi muito conhecido na época... para matar a saudades de uns e a curiosidade de muitos, seguem uma propaganda so Eucalol, a letra da música e a mesma para ouvir... basta clicar no play...



Estampas Eucalol
Composição: Hélio Contreiras

Montado no meu cavalo
Libertava Prometeu
Toureava o minotauro
Era amigo de Teseu
Viajava o mundo inteiro
Nas estampas Eucalol
À sombra de um abacateiro
Ícaro fugia do sol
Subia a Monte Olimpo
Ribanceira lá do quintal
Mergulhava até Netuno
No oceano abissal
São Jorge ia prá lua
Luta contra o dragão
São Jorge quase morria
Mas eu lhe dava a mão
E voltava trazendo a moça
Com quem ia me casar
Era a minha professora
Que roubei do rei Lear

MÚSICA DE HOJE:

Estampas Eucalol - Xangai

02 dezembro 2007

40 anos de "Magical Mystery Tour"

Essa semana, mais precisamente no dia 27, o disco "Magical Mystery Tour" dos Beatles era lançado na Inglaterra. Isso, é claro, no ano de 1967. Eu não quero deixar a data passar em branco, mas também não quero apenas falar sobre o disco, pois isso é fácil achar na internet... por isso, resolvi falar sobre a minha história com este disco...



Quando eu era pequeno, em algum lugar da vizinhança, era possível ouvir este disco tocando. Talvez por isso eu tenha associado as músicas nele contidas com a casa onde nasci, com sombra de árvore num muro de tijolos ao por do sol, com folhas caídas pelo chão, e um monte de outros detalhes que me matam de saudades.

Anos mais tarde, quando comecei a redescobrir os Beatles, este não foi um dos primeiros discos que comprei, mas quando o fiz, tive a deliciosa surpresa de achar nele aquela sequência de canções que tanto me era familiar. Era como acordar cedo e sentir o cheirinho do café pela casa. Ali estavam todas aquelas pérolas maravilhosas:

Lado A (sim, eu sou do tempo do LP)

Magical Mystery Tour
The Fool on The Hill
Flying
Blue Jay Way
Your Mother Should Know
I Am The Walrus

Lado B

Hello Goodbye
Strawberry Fields Forever
Penny Lane
Baby You're a Rich Man
All You Need Is Love

Para mim era um orgasmo múltiplo. E eu ligava a minha máqina do tempo, que na época eu chamava de vitrola, e deixava rolar aquele bolachão preto delicioso.


Esta é a capa da versão em CD (que também existe em vinil, lançado nos anos 70 - que era exatamente o que eu ouvia um vizinho tocar).

E hoje já se vão quarenta anos que este disco foi lançado... e eu continuo amando-o, por esta simples história particular... eu até me arriscaria a dizer que é culpa dele eu ser um beatlemaníaco... benza deus!

---------------------------
MÚSICA DO DIA

Não poderia deixar de ser uma deste disco, né? Vai uma então que não é tão conhecida do grande público, mas é uma das que mais me remetem ao passado:

The Beatles - Baby You're a Rich Man